domingo, 19 de outubro de 2014

Essencial


Essencial

Quem dera fosse eu, entre as estrelas, o sol;
Astro rei, em que a regra do “todo” não cabe;
Brilhar, encandear, queimar, desnortear,
Aumentar a sede e,
Acima de tudo: essencial.
Se eu fosse o sol entre estas estrelas,
Eu não seria assim, tão fraco.  
Mantinha distante de mim o amor,
Não ouviria as tristezas;
Não sentiria ciúmes exagerado,
Não amaria os sorrisos,
Não choraria dores que não são minhas.
Não teria esse coração que palpita.
Estaria, eternamente, entre estranhos,
Assim, ninguém me influenciaria.  
E não me levaria pra vida, esta, que tanto exige  de mim.
Quem dera fosse eu, como o sol: essencial!
Ao menos fosse eu, poeira cósmica,
Que sem rumo, sem objetivos,
Iria a qualquer lugar, cegando os homens.
Era tudo que eu queria.
Mas sou uma estrela, pequena,
Não diferente de tantas;
Amo, sinto, sofro, tenho ciúmes,
E talvez só por isso,
Um dia, quem sabe,
Torne-me de alguém, o sol.