quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A máquina de realizar sonhos absurdos (Uma lição de vida)






Era ele um sonhador. Tinha consigo todos os sonhos do mundo, porém, carregava em conjunto com os sonhos a mazela da sensatez comum e, julgava todos os seus desejos absurdos irrealizáveis. Até que, ainda enquanto criança, lhe veio à mente o sonho mais absurdo de todos: se convenceu que poderia construir uma máquina de realizar sonhos absurdos para que ninguém mais tivesse a sensação horrível de ter aqueles que eram seus sonhos mais bonitos apenas como uma utopia. Tinha ele, por qualquer que fosse a razão, a ideia de que aquela máquina poderia ser criada a base de algodão doce. Vai saber por quê! Porém, sabia que precisava, antes de realizar este sonho, seguir a ordem que rege a vida para que os demais não o julgassem um louco. O tempo foi passando, ele jamais confidenciou os seus planos pra ninguém. Não julgou necessário, seria só motivo de chacota daqueles sensatos e sem graça.  

Cresceu, estudou, arranjou empregos, entretanto, manteve todos os seus sonhos vivos em sua mente. Casou-se, teve uma filha e, um belo dia, cansado da sensatez comum, resolveu que iria realizar um de seus sonhos absurdos, embora aquele não fosse um tão absurdo assim, já que ele tinha o sonho mais maluco de todos que era criar a sua máquina de desejos. 
    
Enquanto jovem, ele colocou na cabeça que poderia ir até a Irlanda de asa delta com a sua namorada, atual esposa, pois seria lindo e romântico. Sabia ele que não seria possível, no entanto, ante o absurdo, resolveu dar o seu jeito. Juntou todas as suas economias e fora até a Irlanda com sua família. A viagem fora linda, como tinha que ser. Na volta, trouxera num saquinho um punhado de areia da terra que sempre tivera o sonho de ir de asa delta. Já em casa, iniciou o seu sonho; construiu nos arredores uma estradinha de terra escura, levantou muros de pedra ao redor; acrescentou o punhado de terra que trouxera; comprou uma ovelha que jamais tosquiaria; plantou grama em volta, girassóis e o céu azul, bem, o céu azul já era uma dádiva pronta. Construiu sua própria asa delta e depois de tudo pronto, com a ajuda de cabos, ele voou com sua esposa até a sua Irlanda. Foi sublime!

Depois deste episódio, ele não mais teve vergonha dos seus sonhos embora absurdos, pois se tinha o mais louco de todos, quaisquer outro, lhe era justo. Que sortudo! Então ele decidiu que realizaria qualquer sonho que lhe surgisse a mente antes de construir a sua máquina de realizar sonhos absurdos.
Enquanto criança, não diferente de todos, ele tinha o sonho de cavar um túnel até o Japão. Jamais realizara, pois seria uma empreitada absurda. No entanto, no presente, tudo lhe era possível.  
Eis que iniciou a realizar: construiu um túnel com muita segurança que dava para um Japão que ele mesmo construiria mais tarde. Comprou uma réplica de Samurai, construiu casinhas típicas, arranjou cerejeiras, embora fosse artificiais, ele já tinha os girassóis, não importava muito o restante. Então ele construiu o seu próprio Japão no quintal de casa. Um dia, brincando com sua filha, ela o indagou se seria possível cavar até o Japão. Ela então, diferente da resposta que ele tivera quando fizera a mesma pergunta enquanto criança, não só obteve resposta positiva, como ouvira de seu pai que o próprio já tinha cavado um túnel até lá. Perguntou se ela queria ir também, ela feliz e empolgada responde que sim! E foram de mãos dadas até o seu Japão. A filha ficou encantada com tanta beleza, era um mundo novo, era uma felicidade indescritível.  

Desde então, nosso herói passou a viver de fato! A vida para ele tinha muita graça! Não se importava com que os outros diziam, pois o que importava era a sua felicidade. E não se julgava ele próprio um louco, pois louco se tornaria quando iniciasse a construir a sua máquina de realizar sonhos absurdos á base de algodão doce.  

Enquanto jovem e amante inveterado, ele, por inúmeras vezes, dissera a sua amada que se fosse possível laçaria a lua e a presentearia com esse singelo regalo. Obviamente não seria possível. Porém, diante de sua realidade, ele não via empecilhos para realizar este sonho.
Por meses, nosso herói estudou as fases da lua, o eixo de inclinação da terra, as estações do ano; pesquisou sobre iluminação, comprou espelhos, cortou-os, modulou-os; construiu estruturas de madeira maleáveis aos mais diversos ângulos. Enfim, o que lhe viesse à mente para realizar o seu sonho. 
E de espelho em espelho, minuciosamente dispostos ao seu desejo, ele conseguiu trazer a lua para dentro de casa. 
Numa bela noite de lua cheia, ele chamou sua linda esposa, que sempre lhe apoiava em tudo, pois no fundo fora aquele detalhe que fizera com que ele a amasse mais que tudo, apagou as luzes, sentaram-se diante da mais linda lua do universo bem na sua sala e depois de um longo silêncio e suspiros, ele disse: “tá vendo essa lua aqui dentro da nossa casa, eu fui buscar só pra te dá”    

Espaço pra um noite de amor. 

Eis que o tempo foi passando, ele jamais deixou de realizar seus sonhos por mais absurdos que fossem, mesmo ante a ideia da impossibilidade, pois ainda tinha que realizar o sonho que seria de fato uma loucura: criar a sua máquina de realizar sonhos absurdos a base de algodão doce. 
Porém, em reflexão, ele se deu conta que os únicos sonhos que são, de fato, absurdos, são aqueles que nos surgem à mente, e de cara, a nossa fraqueza faz com que desistimos deles. Sonhos absurdos são aqueles pelos quais não lutamos. Então percebeu que não precisava construir máquina alguma, pois ele próprio era uma máquina de realizar sonhos absurdos. 
Depois disto, notou ele que, felizes são aqueles que não fogem da sua própria imaginação.

Compre o ebook de poemas e ajude esse sonhador de araque clicando no link abaixo:

5 comentários:

  1. Simplesmente adorei!!!
    Foi a primeira vez que visitei a página e com certeza voltarei mais vezes!
    Parabéns!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei suas considerações mas confesso que não conhecia essa obra e nem esse autor.
    Dica anotada!

    Até a próxima!

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession.

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, que coisa mais fofa esse sonhador <3

    Espero um dia encontrar um companheiro assim hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Amei!!! Maravilhoso!!
    Já estou seguindo e vou passar lá na Amazon pra ver o livro.
    Parabéns!!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir