sábado, 12 de julho de 2014

O nada de mim

                                       
                                      
                                       Trouxeram-me tudo. Quase nada vem de mim;
                                       Impuseram-me a beleza que enxergo,
                                       A flor, o amor que nunca espero. 
                                       Sou assim:  partes do aquém, bem longe de mim.

                                       Impuseram-me o gosto pelo os livros,
                                       As pessoas que aprendo amar,
                                       Os ventos que me devem envergar
                                       E a solidão em meus risos.

                                       Minha poesia também não é minha.
                                       Inspiro-me na vida dos  outros;
                                       No absurdo, no ritmo dos loucos.
                                       Eu, coitado, estou apenas nas entrelinhas.   

                                      A maldade, o pecado comum a todos,
                                      De mim não provém.
                                      Meus, são só os  outros e os castigos do além,
                                      E também a morte, que é minha, mas de todo mundo também.  

                                      Este amor que digo que amo, também não é meu;
                                      Pois nascera ele, da curva dos teus olhos castanhos
                                      Vingou-se e fora regado por teus encantos,
                                E morrerá de ti, dessa  tua espera e descanso,
                                      Mas renascerá noutros olhos, assim,  de repente, de espanto..., 
                                      Como este amor meu, que é teu, desencantou-se. 


Samuel Ivani