quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O idiota



O idiota 

Eu devo ter sido,  irrefutavelmente, o maior idiota do universo 
Quão grande babaca eu fui!
Eu escolhi conhecer a vida em vez de vivê-la
Eu escolhi  pensar, em vez de amar inúmeras vezes.
Mesmo assim, das poucas vezes que amei,
Todo conhecimento que tinha, de nada me foi útil.
Eu devo ter sido o maior idiota do universo;
 Um tolo, que se achava maior que todos
 e não passava das vísceras daqueles que não refletiam.
Meros espirros daqueles que viviam.
Eu, como o maior idiota do universo,
não fui nada.
Pensei que estava destinado a grandes coisas
e neguei-me a chance de ser  pequeno, assim como tantos.
Não atentei  que aqueles, cujos viver bastava,  
que respirar bastava,  
com apenas algumas aspirações adequada a sua realidade,
 eram a regra e, eu,  a exceção.  

Eu devo ter sido, irrefutavelmente, o maior idiota do universo.
O maior tolo do mundo.
Minhas convicções não me levaram a lugar algum.
minhas opiniões, cuja acreditei que mudaria o mundo,
não mudaram nem a direção do sopro
 de um escravo a beira da morte;
chicoteado, ele soprava rumo ao fim
e eu não pude mudar a direção do seu sopro.
Não queria também ser escravo,
 e por  esta grande idiotice, nada fui:
Não cacei, com os príncipes, codornas gordas,
Não busquei em florestas perdizes perdidos
e, por não querer ser escravo, nada fui.
Oh! Quão idiota eu fui!
Não quis ser da orquestra o limpador dos instrumentos.
Que mais poderia querer eu, se não sei tocar instrumento algum?
Não quis ser em meio a tantos só mais um,
E não fui,  entre eles, nem igual aquela burra maioria.
Eu, no papel de maior idiota do universo,
não quis usufruir das descobertas de alguns tolos,
Queria, por força, descobrir
um mundo novo.
Tolo que eu fui, se é que eu fui alguma coisa.  
Eu, no papel de maior idiota do universo,
Escolhi ser eu:
um grande idiota, aos olhos da maioria.
Porém, morrerei com a consciência que fui um idiota,
 mas com a certeza que fui eu,  em todos os momentos que não vivi. 
Na linda história da minha vida, eu fui, acima de tudo, feliz. 
Eu fui feliz, ninguém tirará isto de mim. 
.
                                                                                         Samuel Ivani