terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O que eu preciso





- Tu precisas arranjar um emprego – disse minha mãe- pois é preciso que compres um carro, onde neste, tu poderá viajar com uma bela garota, - enfatizou ela- Sem um emprego e um carro, tu não arranjarás ninguém.

Minha sábia mãe ameaçou-me, com razão, com a lâmina afiada da solidão, pois sabe ela de que eu tenho medo e concluiu - Isso é o que eu sonho pros meus filhos, mas é preciso que lutem por isso.
Não atentou ela que, os meus sonhos se diferem dos dela, isso em aparência, porque em essência, tudo se parece.

Eu tenho medo, sim, da solidão, de não ter filhos, de não deixar uma parte de mim ao mundo. O verdadeiro fracasso do homem é a solidão. Minha mãe, semi-analfabeta, bem sabe disso. Não atentou ela, que eu não preciso de um emprego, preciso de um carro, isso sim, porém bastasse que eu tivesse dinheiro pra isso. Não desejo esses empregos com patrões chatos, com suas obrigações monótonas, que me tornaria apenas uma máquina programada para ser só mais um com um número de serie. Quão triste eu seria! Mas não nego, eu preciso arranjar alguém, já estou velho e, em mais alguns anos, eu serei visto como um fracassado, sem filhos, sem emprego, sem um carro, sem alguém para cuidar de minha pessoa em idade senil. Dirão aqueles que viveram e tiveram filhos em meu velório: “foi um sonhador, não aceitou a ordem da vida, fracassou, mas era uma boa pessoa.”

Não desejo muito. Eu só desejo ser escritor, só tenho as palavras, só com elas digo. Ou melhor, eu só desejo que não me aporrinhem por que não tenho emprego e, isso se daria se eu pudesse viver de minhas ideias. Mas como um menino pobre, morando no interior do Ceará, conseguirá tal proeza? Se eu tivesse a vocação para ser menos do que eu, talvez eu fosse mais feliz, mas não tenho. Ah, se eu pudesse custear o ócio. Se eu pudesse pagar os direitos de ser Eu. Era tudo que eu queria. Nem precisaria de um carro, pois creio que sou mais interessante que essa máquina com um número de série, bastaria que eu tivesse dinheiro para comprar um. Mas de emprego, acho que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário