quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Resenha: O segredo de Rhonda Byrne


Juntamente com a arte da guerra, esse foi o segundo livro que me proporcionou o contato com a literatura. Eu tinha a certeza que era escritor, baseada sabe Deus em quê, só que tinha uma preguiça de ler monstruosa e quem não ler, não escreve. Então, pra burlar minha preguiça resolvi ouvir áudio livros e os únicos que encontrei pra baixar em 2013 foram o segrego e a arte da guerra.  

Sinopse: Desde tempos imemoriais ele tem sido transmitido, cobiçado, ocultado, perdido, roubado e comprado por grandes somas de dinheiro. Este Segredo milenar foi compreendido por algumas das mentes mais brilhantes da História- Platão, Galileu, Beethoven, Thomas Edison, Andrew Carnegie, Einstein - bem como por inventores, teólogos, cientistas e pensadores de todas as épocas. Agora, O Segredo está sendo revelado ao mundo.


É um livro do gênero autoajuda que não tem valor empírico nenhum, mas todo tipo de leitura pode nos trazer conhecimento se formos um bom leitor. Considero que há dois tipos de leitores: os decodificadores de símbolos, que apenas se divertem e acompanham o enrendo - e os que além da compreensão, desenvolvem ideias próprias a partir dos conhecimentos adquiridos, estes chamo de leitores comensalistas.   

Bem, como sou ateu e Richard Dawkins diz que quando alguém se torna ateu, ele passa acreditar em qualquer coisa, eu passei a ter um fascínio enorme pela lei da atração. Em minha racionalidade eu não podia acreditar em tal loucura, que basicamente diz que tudo que desejamos, tudo mesmo,  o universo conspira pra que consigamos. A autora faz uma tentativa de tornar a lei da atração plausível e até mesmo palpável, então apresenta dicas e exemplos que, segundo ela, realmente funcionaram. (livros não dizem, não falam, não tratam, os autores sim - aprendi isso na faculdade) 
Um exemplo que a autora cita é da visualização do objeto desejado. Tipo, se você deseja cem mil dólares em um ano, imprima uma nota de cem mil e disponha no teto do seu quarto e passe a visualizá-la e desejá-la profundamente, que em um ano, você encontrará um meio de ganhar cem mil dólares.  A autora ganhou esses cem mil e muito mais vendendo um livro ensinando como você conseguir tudo que deseja. Tipico, não?

Então, como eu sou completamente louco,  juntei a lei da atração, com a teoria da relatividade de Einstein e com outra teoria que encontrei no  livro o símbolo perdido de Dan Brown  e desenvolvi minha própria teoria.

No livro o símbolo perdido, o autor conta diversas ideias a respeito do pensamento possuir uma pequena massa -  essa característica confere aos homens a capacidade de materializar objetos; até apresenta o exemplo do manar que caiu do céu no êxodo do povo de Moisés rumo à terra prometida.
-  Diz-se que aquele manar foi a materialização da força do pensamento de quarenta mil pessoas.

"Baseando"-me nessas teorias, olha só a viagem que eu tive: se o pensamento possui uma pequena massa e o universo conspira pra que realizemos todos os nossos desejos,  e os nossos sonhos orbitam a nossa existência, se desejarmos profundamente, os nossos desejos vão aumentando sua massa, logo, curva o espaço e tempo e faz com que os sonhos se aproximem mais da gente a medida que o pensamento vai aumentando sua massa. Pois quanto maior a massa, maior a força da gravidade, logo, quanto maior a gravidade, mais atração esse objeto vai ter. Nem eu entendi, então, não se culpem caso não tenham captado. 

Enfim, o grande segredo que aprendi com esse livro - que não é citado no livro - é que se você desejar profundamente algo e não desistir, sua mente vai desenvolvendo formas e caminhos pra que você atinja aquele objetivo. Não existe formula mágica. Tenho um apresso muito grande por esse livro por conta que foi o meu primeiro contato com a literatura. De resto, é um livro que provoca certo asco em alguns que se dizem amantes da boa leitura, mas eu não carrego preconceitos, embora hoje, tenha evoluído e não leria mais um livro do gênero. Li até um livro chamado a bíblia da sedução e me foi muito útil. 


11 comentários:

  1. Concordo com você, quando li esse livro a "moral da história" pra mim foi semelhante a sua, se a gente deseja muito algo nossa mente desenvolve como fazer isso acontecer.. No final das contas é quase aquela velha história Se Maomé não vai até a montanha.. Montanha vai até Maomé.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu tenho esse livro a anos, mas nunca li. Uma amiga minha leu recentemente e super me indicou. Ela achou maravilhoso e viu uma "moral da historia" semelhante a sua. Depois de tantas indicações vou adiciona-lo a minha meta de leitura com certeza. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa resenha foi tão bem escrita, que até segui o blog.
    A forma que apresentou o livro, unido as suas experiências foi marcante! Parabéns.
    E obrigada pela dica de leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Li este livro faz algum tempo. A premissa é boa, mas o achei muito repetitivo...

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. 'É um livro do gênero autoajuda que não tem valor empírico nenhum, mas todo tipo de leitura pode nos trazer conhecimento se formos um bom leitor.' certamente, sou uma péssima leitora, uma leitora má, pois não rola pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, eu não gastaria meu tempo lendo também não. Mas no passado, quando estava formando meu gosto literário, foi importante. Adorei seu comentário! Queria que todos fosse como vc!

      Excluir
  6. Olá, esse livro foi um sucesso estrondoso há um tempo, né? Acho interessante essa teoria de conseguir as coisas se pensarmos muito nela, não custa tentar.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Samuel.
    Sinceramente, o livro não me chama a atenção, ainda mais por causa do gênero dele.

    ResponderExcluir
  8. Lembro que quando esse livro lançou todo mundo só falava sobre ele, eu perdi a vontade de ler. Mas sua resenha me despertou a vontade e estou pensando em procura-lo e começar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Já vi esse livro diversas vezes em livrarias e sebos, confesso que nunca tive muita vontade de ler. A sua resenha ficou boa, muita clara e objetiva, parabéns!
    Abraço Samuel!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a reflexão!
    Desde o lançamento desse livro tinha muita curiosidade de lê-lo, mas pelo que pude perceber por sua resenha ele traz alguns preceitos que já encontrei em uma seita oriental chamada Seicho No-Ie e, basicamente, eles dizem que os nossos pensamentos podem se materializar e que precisamos mentalizar sempre aquilo que queremos para conquistá-los, não sei muito a respeito dessa Lei da Atração, se há algo cósmico, cármico, ou se esta é a grande pergunta da vida, do universo e tudo o mais, só sei que acredito na força de nossos pensamentos e já presenciei coisas boas e ruins acontecendo por causa dela.
    É isso, sou confusa, mas acho que deu para entender =)

    ResponderExcluir