quinta-feira, 14 de setembro de 2017

5 filmes pra te inspirar enquanto escritor


Enquanto escritor eu busco assistir tudo relacionado a literatura, e como sou apaixonado pela sétima arte, busco  sempre filmes sobre escritores ou relacionados. Tais filmes me inspiram, fomentam meus sacrifícios e batalhas e me divertem. Faço aqui uma pequena lista dos filmes que eu julgo que são essenciais pra todo escritor assistir. Não me aterei as sinopses, contarei minhas experiências, pois indicação nenhuma supera a experiência própria com qualquer coisa.

O filme tá completo no Youtube 

Fome sult (1966)

Diretor: Henning Carlsen






Fome é um filme que retrata um escritor numa cidade estranha tentando ganhar fama e dinheiro. No entanto, como nunca é fácil, ele passa por inúmeras dificuldades. Embora sem pesquisa, acho que ele foi inspirado nas ilusões perdidas de Balzac. Os filmes antigos são os melhores por conta que passam a humanidade na sua forma mais pura, mais realista, sem os enfeites dramáticos de hoje em dia. Fome não vai poupá-lo quanto a realidade da fome.   

O que me intrigou mais no filme e o que mais me inspirou, foi o fato do personagem conseguir dinheiro de outras formas que não com sua literatura, e ele não aceitar, como se aquele dinheiro não fosse justo. Relacionei isto com a minha vida e fez muito sentido. Como nunca ganhei dinheiro algum com a minha literatura, todo o dinheiro ganho por outros meios, eu não considero justo, portanto, gasto com futilidades. Dependendo do ponto de vista, o filme pode fomentar suas irresponsabilidades, ou fazê-lo se compreender enquanto pessoa. Eu ainda estou decidindo qual lição tirar dele. No mais, Fome me encantou demais e me fez compreender que todos passam por dificuldades.



Animais noturnos (2016) 

Diretor:Tom Ford 


Animais noturnos vai dar um nó na tua cabeça, mas um nó gostoso de desenrolar. Após o final eu fiquei uns três minutos refletindo pra entender. Mas depois que entendi, que sensação maravilhosa. 

Este filme, meus queridos, é um deleite, pois ele mostra como a literatura, muito mais do que um meio de entretenimento, você enquanto escritor pode usá-la pra atingir as pessoas, tanto para o bem como para o mal. Sempre usei minha literatura pra expurgar meus demônios, me vingar, mandar recados, então esse filme só me fez entender que eu não sou mal, sou somente um escritor. 
Julguei esse filme bem o estilo de Tarentino, só que sem o sangue. Vale muito a pena. 

O segredo dos seus olhos(2010) 

Diretor: Juan José Campanella



Que filme incrível! Já vi pelo menos umas dez vezes e não me canso. 
É um filme argentino que levou o Oscar de melhor filme estrangeiro e com todo mérito. 
A primeira vez que assisti, fiquei somente ligado a história, depois que vi a segunda vez foi que comecei notar os detalhes técnicos. O filme é como se fosse inteiro um quadro no estilo cubista, pois os personagens nunca estão no centro do plano. Dá até um pouco de aflição, pois raramente você vê inteiramente as pessoas, só narizes, rostos cortados em diversos planos, o que é genial.

Ah, esse também vai fazer você ficar pensando alguns dias sobre o enrendo. Prepare-se pra sensações incríveis. Truman Capote se vivo, ficaria invejado de não ter contado essa história, se fosse ela real.
É um filme que é literatura pura.  





A Janela secreta(2004)

Direção: David Koepp





Inspirado  na obra de Stephen King e estrelado por Johnny Depp, Janela secreta narra a loucura que pode desencadear a sua obsessão por qualquer coisa. 

Eu gosto de literatura, vivo a literatura, mas apenas no plano surreal, embora ela acabe reverberando também no plano real, mas com as pessoas com que convivo eu não falo em nada relacionado a literatura. Na verdade quase ninguém sabe que sou escritor no meu mundo real.  

Agora no plano cibernético, transcendental, eu levo a sério mesmo e não tenho escrúpulos; uso mesmo as pessoas, mas faço questão que elas não saibam. Não mais. 
Eu cometi esse erro com meu primeiro livro publicado e acabei perdendo todos os meus amigos, logo, foi uma lição e tanto, então, embora escreva sobre as pessoas de meu convívio, faço questão que eles não saibam. Janela Secreta é um filme que todo escritor louco como eu e você, julga perfeitamente possível, portanto, que tomemos cuidado. Se você tem indícios de esquizofrenia como eu, mais uma vez, cuidado!  




Forrest Gump(1994)

Diretor: Robert Zemeckis


"Run Forrest! Run! Corre Forraest! Corre!" Essa frase reverbera na minha cabeça desde a primeira vez que assisti Forrest Gump.  
Como eu queria que tivesse alguém que gritasse bem alto pra que eu seguisse em frente todas as vezes que alguma dificuldade me surgisse. 

Oliver Cramwell disse que nenhum homem chega tão longe quanto aquele que ignora sua jornada. 
Ora, quem ignora o caminho até um objetivo se livra daquela dura decepção ao notar o tanto de tempo que leva pra se alcançar o impossível, logo, seja em qual for o tempo que atingir tal objetivo, será sempre no tempo certo. Forest Gump é um exemplo maravilhoso dessa verdade. 

Além dessas lições, você pode extrair muitas outras desse filme incrível. Ele é um ótimo exemplo de uma narração fluída, leve, mesmo tratando de temas profundos e perturbadores. 
Ah! Como eu queria um dia conseguir escrever um livro que pelo menos chegasse perto de Forrest Gump. 

Portanto, quer melhor filme pra reunir inspiração pra buscar melhorar enquanto escritor? 

Senão tiver visto, não perca tempo. 



8 comentários:

  1. Encontrando Forrester não entra nessa lista???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entraria, mas depois que eu assistir. Ainda não vi, então, muito obrigado por me lembrar, vou ver hoje mesmo!

      Excluir
  2. Cara, esse fome que você se referiu é baseado na obra de Knut Hamsun de mesmo título no Brasil. Particularmente adoro o livro, mostra bem o desespero de uma pessoa querendo viver de sua arte e passando por inúmeras dificuldades! Uma coisa interessante no livro, muito interessante (não é spoiler, embora eu fale de um pequeno trecho do livro, rsrsrs) é o fato de quando ele arruma um bom dinheiro e chega a dar pra uma dona de estabelecimento, mas depois, quando na miséria volta lá e diz que o dinheiro dado fora um depósito (rsrsrs), é bem deprimente. O livro é ótimo, o filme eu vi tem muito tempo, mas o reverei. Muito boas suas dicas e não vi os outros indicados, vou correr atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não conhecia o livro. Mas outras pessoas já havia me alertado sobre ele nas redes sociais. E como você disse, o filme realmente mostra uma dura realidade. Enfim, muito bom! Obrigado pelo alerta!

      Excluir
  3. Não sei se você já assistiu, mas recomendo o Ghost Writer, ou escritor fantasma aqui no Brasil. É muito bom, eu diria excelente. Realmente Janela Secreta supera as expectativas. Outro antigo também baseado na obra de King, seria o Conta Comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stand by me baseado na obra de King? Nossa,é um dos meus filmes preferidos, Mas não parece King. Eu já assisti Ghost writer.

      Excluir
  4. Hmmm
    Interessante entrar aqui e saber um pouco mais sobre você. Então já publicaste um livro? Fico feliz! Forrest e o Segredo já assisti, entendi como interessante Animais Noturnos. Assistirei.
    Ana Lima

    ResponderExcluir