sexta-feira, 3 de julho de 2015

Filosofia da simplicidade: As vantagens da ideia de Deus




Em um dia qualquer, de um ano tão pouco importante, carregava um senhor em sua motocicleta uma caixa de leite, sendo que nesta caixa haviam 12 embalagens de tamanho menor, fato que não nos irrelevante nesta história. Em um declive da estrada calçada em que nosso herói pilotava, devido a velocidade, duas das embalagens menores caíram tendo todo seu conteúdo derramado as quentes pedras daquela manhã de verão. Vendo que as caixas caíram, o senhor reduz a velocidade, dá meia volta, nota o leite derramado e, sem saber o que fazer, pois estava indignado com aquele prejuízo, desce da motocicleta, senta no meio fio da estrada e passa a refletir sobre o que lhe acabara de ocorrer.
Eis que compenetrado em suas reflexões, ele chegou a conclusão que diante daquela situação irremediável, havia apenas três opções de atitudes a serem tomadas, vamos a elas: O nosso herói, conscientemente, poderia atribuir aquele infortúnio a sua imprudência, pelo o fato de não ter amarrado a caixa direito, ou mesmo por ter corrido demais naquela estrada esburacada. Porém, pensado sobre esta opção, ele notou que seria se martirizar demasiadamente por um acontecimento irrisório e ele não iria se propiciar o próprio sofrimento racionalmente, seria loucura. A segunda opção seria, atribuir aquela fatalidade ao acaso, fomentando que essas coisas acontecem e que, por ele não ter controle sobre o acaso, não iria sentir-se culpado por isso. Porém, ele não conseguia tirar da cabeça, que ele poderia ter previsto o fato o evitando, pois aquele problema lhe parecia banal demais para não ter sido imaginado antes.

Não conseguindo livrar-se da culpa, nem do martírio que essa culpa lhe proporcionava, chegou nosso herói na terceira opção, que seria atribuir o seu prejuízo ao poder divino, tendo como fomento que Deus sempre escreve certo por linhas tortas e que, na verdade, aquilo era o plano do Senhor pra que ele aprendesse algo aquele dia. Tendo em vista que com a terceira opção, além de livrar-se da culpa e livrar-se da dor que ela lhe conferia, ele também, tirava vantagem de uma situação que para muitos daria apenas pra amargar um pequeno prejuízo. Racionalmente, nosso herói optou pela terceira opção, retornou para a sua motocicleta feliz, ainda lhe restava dez embalagens.

Vejam meus caros, onde se encontra a vantagem da ideia de Deus para os homens: livrar-se da responsabilidade de algo, da culpa; do martírio que é está no controle da própria vida. Deus surgiu na mente dos homens para facilitar a vida, pois nos fornece a certeza, embora ilusória, de que não iremos enfrentar o fim, pois somos os únicos animais que temos ciência da morte, isso torna a vida um martírio. Deus nos alivia em parte, essa angustiante realidade ao nos prometer uma vida no céu, mesmo depois que a natureza nos venceu.

Não odeio Deus, até porque, tendo por ele qualquer sentimento, eu estaria admitindo a sua existência. Até concordo com a ideia dos Deuses, quando elas são como as do nosso herói, que nos facilitam a vida. O problema é quando alguns fanáticos levam a sério demais e cometem loucuras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário